Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Simplesmente Maria.

8



Oi queridas amigas!
Ontem recebi um convite para ler uma postagem em um blog. Fiquei absolutamente encantada ao retribuir a visita e encontrar este tesouro. Pedi autorização ao blogueiro e autor desta maravilha  poética  para compartilhar com todas as BLOGUEIRAS UNIDAS.Espero que apreciem e façam uma visita ao blog do Silvio para  comentar sua postagem!
Palhaço Poeta


SIMPLESMENTE MARIA.


Foi nos seios de Maria que eu mamei a esperança da sobrevivência. Foi nos seios dela onde eu adormeci tão puro de maldade quanto puro era o doce olhar que por inteiro me cobria. Foi junto ao peito. No calor do colo dela que eu aprendi a primeira prece. Quantas vezes o azul dos seus olhos derretia lágrimas por sobre o meu pequeno corpo?  Poucas não foram as noites em que o seu soluçar  me  embalou o sono  e a febre apiedada  se esqueceu de mim.
Muitas e muitas vezes vi Maria choramingar a ausência do meu pai e quanto mais falta ele fazia, mais Maria me espremia junto ao rosto jovem e belo de mulher.
Foi ouvindo o palpitar daquele espezinhado coração que eu aprendi a compreender o tempo de cada coisa. O tempo do cultivo e do plantio, do colher e do armazenar para não faltar. O tempo de agradecer aos que, com ela, resistiram sem perder a fé no trabalho que premente se fazia.
Maria foi uma doce criatura. Não tinha sonhos, talvez nem tivesse vaidade. Era mulher de honra e de trabalho. De coragem e ousadia. Acordava cedo para madrugar na lida. Lavar, passar, cozinhar e cuidar para que os filhos não desgarrassem rumo aos perigos da rua, da marginalidade, dos vícios. Cuidava da ninhada como a galinha-choca dos ovos, cuida. Como a leoa da cria, a gata dos filhotes, como da roça, o lavrador.
Café da manhã, uniforme engomado; Escola. Almoço, marmita embrulhada;Trabalho. Café da tarde, jantar; Formatura

- Assim foi a vida sofrida de Maria que levada nos braços, quase carregada devido a artrose, adentra ao enorme pavilhão de uma universidade pública aonde orgulhosa v ê seu último filho, depois dos já formados, o mais novo, se tornar doutor. 

- Missão cumprida, Maria.
Quantas e quantas noites tu sofrias ao lado dos filhos que em véspera de provas não dormiam? Quantas orações ao te deitares tu rezavas para eles  esquecendo-te de ti?   Quantas vezes tua barriga reclamou de fome enquanto um  filho faminto, que chegava a noite do estudo e do trabalho, comia do pão o seu último pedaço?
Missão cumprida, sim.  Tão cumprida que os teus dias de força e de coragem, de viço e de beleza, como provam as fotos amareladas em cada canto dessa casa,  sucumbiram aos pés do tempo que pintou de rugas a bondade de tua face.
- Maria era o nome dela, que felizmente ainda vive. Nome de valsa e de coragem, de conto de fada e resignação. Nome de santa, de água pura de nascente, de céu azul e noite estrelada. Nome de quero te amar enquanto vida eu tiver.  Nome doce,  nome de mãe,  que se esqueceu de ser mulher.



Silvio Afonso.






8 comentários:

quelsfs disse...

Lindo!!!!
Beij♥ amigas

Toninha Borges disse...

Feliz dia das mães e que Deus continue abençoando cada uma.
http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/

Mamuska Fomm disse...

Confesso que fiquei emocionada, fui visitar o blog e me apaixonei.
Claro que deixei meus comentários e já o estou seguindo. Muito interessante!
Obrigada Siglea pelo presente!
Feliz dia das Mães!

Roseli disse...

Tocante. Sem palavras. Beijinhos carinhosos para ti querida.

tricocrochet.com disse...

Não conhecia o blog. Uma graça! Estou apenas seguindo, por enquanto, pois preciso ler como funciona e tem bastante coisa pra ler. Amanhhã eu volto com calma, preciso dormir. Parabéns! Bjos.

Claudinha disse...

Muito linda essa mensagem sim...obrigada pela oportunidade...beijokas carinhosas..Claudinha

MÔNICA GIL disse...

LINDA!!! VIM DAR UM BJS EM VCS .

Mazza Cimini disse...

Meninas, Maria é verdadeiramente o símbolo de todas as virtudes. Peço a Ela que nos dê sabedoria e equilibro nos momentos das provações.
Que a Mãe Pura nos envolva em seu manto de LUZ.

Beijos com afeto pra todas vocês,

Mazza Cimini

Postar um comentário

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Teremos o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possamos
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.

OBRIGADA!
Siglea Mallet - "Blogueiras Unidas" & Marcia - "LuzArtes".
**Unidas pelo Amor a Arte**
Parceria abençoada!